projecto de sinalização digital

Cinco passos para ser bem-sucedido num projecto de rede de sinalização digital

A implementação de uma rede de sinalização digital ou Digital Signage parece mais fácil do que realmente é. Conseguir isso implica um processo que requer investimento e esforço de toda a organização. Como em tudo, se a solução não é conhecida, o custo e o tempo para implementá-la podem subir até o ponto em que o projeto provavelmente será abandonado com perdas significativas.

Embora um circuito de sinalização digital (ou sinalética digital) tenha um impacto positivo na imagem de um retalhista, decidir a sua instalação não pode se basear apenas em motivos como “temos que nos tornar numa loja digital” ou “os painéis modernizam as lojas”, mas sim perceber que isso tem um valor acrescentado para os consumidores, marcas e uma forma de fazer negócios aproveitando o espaço comercial.

De acordo com o director-geral da in-Store Media no México, Jacobo Vila, existem cinco passos na implementação de instalação de um circuito de sinalização digital, num mercado de ‘digital Signage’ que em 2022 valerá 27,34 mil milhões de dólares a nível mundial.

1. Defina os objetivos da rede digital

É essencial ter clareza sobre o que é um canal de sinalização de loja digital, mas é ainda mais importante saber o que não é. Definitivamente não é um canal de entretenimento ou para enviar informação de valor acrescentado (receitas, conselhos ou guias) ao seu cliente. O consumidor quer perder o menos tempo possível na loja, fazendo as suas compras o mais rapidamente possível.

“Deve ser configurado como um canal publicitário, garantindo impacto e frequência no local onde a decisão de compra é tomada, podendo desta forma ser capitalizado na venda de valor às marcas. Se o objetivo for ter uma loja trendy ou de diversão vamos por um mau caminho”, sublinha o responsável.

2. Homogeneíze o formato dos ecrãs

Os ecrãs devem ser grandes e do mesmo tamanho e, se forem excessivamente pequenas, não permitem visualizar mensagens comerciais à distância.

Além disso, escolher diferentes formatos de ecrãs num circuito, pode causar problemas, uma vez que irá limitar e dificultar a gestão das artes finais das marcas para incluir na sua rede.

3. Selecione os locais a instalar

É necessário instalar os ecrãs para sinalética digital nas áreas de maior tráfego, orientados nos sentidos do maior fluxo, concentrados e dispostos de forma a auxiliar na geração de spots publicitários, para captar a atenção do cliente.

4. Má escolha ou configuração de conteúdo

De certa forma, está ligado a uma definição adequada do objetivo do canal. Trata-se de comunicar uma mensagem publicitária específica. As mensagens comerciais usadas em sinalética digital devem ser curtas, com duração de 8 a 10 segundos, adaptadas ao meio, com animação, sem som e configuradas de forma que a frequência do impacto seja otimizada.

5. Modelo económico e de negócio

Aqui é muito importante definir bem as margens a serem geradas a partir do circuito. O circuito não pode ser excessivamente caro para as marcas e a remuneração deve ser suficiente para o retalhista concordar em emprestar as suas lojas e o seu público (os compradores) para impactá-los nessa rede. Se a instalação for bem feita, teremos um discurso sólido para as marcas.

Juntamente com uma análise adequada da concorrência, custo por impacto de meios substitutos ou custo por impacto de outros meios similares, dentro de uma proposta de mídia global para uma marca, podemos estabelecer um preço competitivo que nos permita tornar o modelo lucrativo.

Com relação ao retorno, obviamente não há uma fórmula mágica, cada retalhista é um caso em concreto, mas podemos dar como exemplo o suporte de comunicação digital (a ser utilizado pelo departamento de marketing do retalhista), a venda do espaço na rede digital as marcas existentes nos estabelecimentos, a implementação e gestão externa da rede de montras digitais para o retalhista se dedicar em exclusivo ao seu negócio, entre outros.

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