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TV Corporativa: Tudo o Que Precisa Saber

Colaboradores comprometidos e positivos são o activo mais importante de uma empresa. Vivem e respiram a marca. E as informações que eles escolhem para comunicar sobre a empresa onde trabalham dizem mais do que qualquer forma de investimento em marketing. Os funcionários sabem qual o rumo que a empresa esta a tomar e o caminho que estão a percorrer. Uma comunicação interna bem-sucedida gera motivação, valores compartilhados e consenso sobre a direcção da empresa. Uma das formas de o fazer pode ser através de TV Corporativa.

A televisão corporativa permite divulgar rapidamente vídeos institucionais e notícias dentro da sua organização. Isso gera solidariedade, um conjunto compartilhado de valores e maior compreensão do que está a acontecer na sua empresa.

O que é TV Corporativa?

A TV corporativa é uma ferramenta de comunicação empresarial que permite a transmissão de conteúdos (por exemplo, vídeos institucionais) que podem combinar informações promocionais ou de entretenimento, adequadas aos mais variados tipos de situações empresariais e institucionais.

O sistema de televisão corporativa é flexível e adaptável às necessidades de cada cliente, permitindo uma comunicação interna dinâmica, fácil e rápida de actualizar e gerenciar.

Comunicação Interna

A comunicação interna empresarial é a transmissão de informações entre membros de uma empresa/organização ou partes da mesma. Esta comunicação ocorre a todos os níveis organizacionais de uma empresa.

Muitas empresas têm funcionários que viajam muito ou raramente se sentam ao computador. É importante ter informações facilmente acessíveis nesses ambientes de trabalho, pois os funcionários não podem procurar informações. A necessidade de comunicação interna clara também cresce com o número de funcionários e escritórios.

Planeamento Bem-sucedido do Fluxo de Informação

O sucesso dos ecrãs de informação digital depende de um propósito claro. O que quer alcançar? Recomendamos que elabore um plano de comunicação para este canal. O plano apoiará e simplificará todo o trabalho relacionado com a TV corporativa.

Que tipo de informação será exibido? Quem é responsável por actualizações? O plano de comunicação ajuda a garantir que os funcionários recebam um fluxo contínuo de informações e que haja espaço para contribuições espontâneas.

Exemplos de comunicação empresarial

  • Eventos durante a semana
  • Metas, visões e valores da empresa
  • Apresentação de pessoal
  • Vendas
  • Eventos da equipe

Colaboradores Envolvidos Geram Compromisso

Uma comunicação interna bem-sucedida devera tornar os funcionários comprometidos e aumentar a sua eficiência. Uma empresa e a sua cultura corporativa são criadas por todos os funcionários em uníssono. A comunicação não deve ser apenas de cima para baixo.
Crie um fluxo de comunicação dinâmico para o qual todos os departamentos contribuam com informações. Isso envolve os funcionários e cria uma forte sensação de companheirismo e comunidade.

É uma boa ideia para o departamento de comunicação trabalhar com outros departamentos de forma a reforçar as mensagens do conteúdo exibido.

Comunicar uma Mensagem Clara

Liderança é sobre clareza. Um líder de sucesso comunica os objectivos aos funcionários de forma a que entendem a mensagem e sintam envolvimento. Para ser claro, as informações precisam ser breves, concisas e objectivas. Uma mensagem clara é fácil de aceitar sem mal-entendidos. Fotos e vídeo esclarecem ainda mais a mensagem. A televisão corporativa é ideal para a comunicação empresarial.

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Aposte na Comunicação Interna – Image de Touchcast

TV Corporativa Como Funciona?

É ideal para locais de grandes massas ou onde as pessoas param durante algum tempo (salas de espera, transportes públicos), permitindo a transmissão de diferentes conteúdos de acordo com um alinhamento predefinido, em ecrãs distribuídas por diversos locais.

Os monitores de informação digital estão localizados em espaços compartilhados que funcionam como locais naturais de reunião, por exemplo, salas de descanso. Os funcionários podem rapidamente descobrir o que está a acontecer na empresa.

A gestão é realizada sempre de forma centralizada e remota, permitindo o controle e actualização de conteúdos em tempo real.

Vantagens e Benefícios

  • Comunicação rápida e fácil de gerir
  • Exibição de vários conteúdos simultaneamente
  • Divulgação de várias informações num único dispositivo
  • Apresentação de material institucional
  • Venda de espaço publicitário

A TV corporativa exibe as informações com mais eficiência e ajuda os funcionários a se sentirem mais envolvidos. Mensagens concisas e claras dão aos funcionários informações relevantes sobre a empresa.

Em muitas organizações, a intranet é a principal fonte de todas as informações internas. No entanto, os funcionários precisam procurar informações por iniciativa própria. A TV corporativa destina-se a complementar a intranet e outros canais de comunicação.

Vídeo institucional

Vídeo institucional ou corporativo refere-se a qualquer tipo de conteúdo de vídeo baseado na não propaganda criado e comissionado por uma empresa, corporação ou organização. Hoje, a grande maioria do conteúdo de vídeo institucional ou corporativo é alojado on-line e é publicado na página do site da empresa e distribuído por meio de mídia social ou email marketing.

De facto, a televisão corporativa pode também ser usada para comunicação empresarial através de vídeos institucionais (ou corporativos).

O que é endomarketing e por que é importante?

Endomarketing é uma das formas mais eficazes de reduzir o turnover (taxa de rotatividade de funcionários) e atrair novos profissionais altamente qualificados para a empresa.

A estratégia ajuda a criar uma imagem de um bom lugar para trabalhar e faz com que as pessoas sintam que sua posição actual é um emprego dos sonhos.

O significado do termo endomarketing pode ser deduzido dos significados das duas palavras em que ele consiste: O prefixo endo que vem do grego e significa “dentro” e a palavra marketing. Portanto, endomarketing é o marketing interno, que no ambiente de negócios se refere ao interior da empresa.

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para acções internas. Procura melhorar a imagem da empresa entre os funcionários da mesma, culminando com a motivação da equipe e reduzindo a rotatividade dos colaboradores.

Muitas empresas dedicam muito tempo e recursos para atrair e reter clientes, mas negligenciam completamente um dos elementos chave, o seu próprio trabalhador.

A realidade é que um funcionário insatisfeito cujas necessidades não são cobertas pela empresa não consegue fornecer ao cliente a experiência única que queremos oferecer.

Endomarketing é um processo de gestão destinado a vender a empresa aos seus próprios trabalhadores, através de, por exemplo, vídeos institucionais . Algumas pessoas intitulam essa estratégia de “Marketing Interno”, pois forma a percepção dos funcionários sobre a empresa, considerando as suas reivindicações e apresentando novas formas de transformar em seguidores da sua própria marca.

Isso significa que todas essas pessoas têm uma percepção diferente desse negócio: elas começam a olhar para a empresa de forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

Se cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos seus clientes.

Os Benefícios do Endomarketing

O principal benefício do endomarketing é a coordenação entre as diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento e a correcta implementação dos planos e estratégias. É surpreendente, mas iniciativas muito boas fracassam antes mesmo de serem descobertas, devido à falta de apoio dentro da empresa.

Evite o fracasso ou o abandono de iniciativas de marketing ou qualquer outro projecto, porque o trabalho em coordenação envolve cada parte da empresa. Trabalhadores de outras áreas podem complementar o trabalho ou até identificar problemas ou falhas e isso poderá levar ao sucesso de um projecto.

Gera maior motivação para o funcionário que, ao mesmo tempo, se sente mais identificado com a marca da empresa. Toda a empresa compartilha valores e objectivos comuns. Todos conhecem o papel deles perfeitamente.

Se tudo for comunicado em todas as áreas, ninguém será apanhado de surpresa num novo evento, produto ou promoção. Não haverá falhas devido à falta de informação.

Permite avaliar o trabalho em conjunto porque cada projecto será realizado com a coordenação total dos departamentos dentro da empresa.

Graças ao endomarketing, a rotatividade dos trabalhadores diminui devido ao aumento da satisfação e do compromisso para com a empresa. Também melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores que se irão tornar mais produtivos.

Quando uma empresa entende que o seu melhor activo são os funcionários e que deve trabalhar na reputação da empresa de dentro, também envia uma mensagem de profissionalismo, bem-estar e humanidade aos seus potenciais clientes.

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