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DOOH: Tudo o Que Precisa Saber

Habitamos uma sociedade de consumo onde o apelo ao consumidor adquire, cada vez mais, novos e originais métodos de persuasão à compra. Os dias de hoje, profundamente embrenhados na era digital, expõem-nos a uma enorme quantidade de estímulos visuais. É cada vez mais difícil captar a nossa atenção. Neste âmbito, o conceito dooh apresenta algumas ferramentas que se podem revelar vantajosas.

O que significa DOOH – Digital Out Of Home?

Cada vez mais os anúncios que passam na televisão ou que aparecem no feed das nossas redes sociais nos cansam. Não são raras as vezes que “saltamos” as publicidades no programa que gravámos ou que adquirimos a versão premium de determinada aplicação, apenas para poder usufruir dela sem anúncios.

         A ideia de out of home, isto é, fora de casa, não é nova nas tendências publicitárias. Podemos, com facilidade, recordar publicidades que observamos nos autocarros, nos centros comerciais ou nas estações de metro. Este conceito pretende interpelar o consumidor durante o seu quotidiano. Neste caso, digital out of home, remete-nos para a adaptação das potencialidades digitais na produção de publicidade fora de casa. As possibilidades criativas expandem-se. A ideia de digital out of home revela-se apelativa, abrangente e adaptável a diferentes contextos e públicos.

A procura do consumidor alerta

O grande objectivo da publicidade é motivar o seu público para determinada acção. Por isso, a atenção de quem vê o anúncio é essencial para a sua eficácia. É também neste âmbito que a publicidade dooh se torna vantajosa. Veja aqui exemplos de dooh.

 A colocação de um anúncio num ambiente urbano / social rompe com o que o indivíduo já conhecia do espaço que está a frequentar, sendo assim mais apelativo. A escala do dispositivo publicitário adapta-se frequentemente à natureza do anúncio, uma vez que este tipo de publicidade se pode adequar às grandes massas ou a contextos mais específicos, procurando assim ir de encontro ao público alvo do produto que promove. Procura ser visível e chamativa.

 Por outro lado, a recepção deste tipo de publicidade diferencia-se das restantes, uma vez que interpela o espectador enquanto este está em movimento, em determinado momento do seu dia-a-dia. Uma pessoa em movimento está, na maioria das vezes, também mais atenta.Há também um maior controlo de conteúdo, isto é, cada vez é mais focado para o público alvo, para a sua atenção. Com as crescentes possibilidades tecnológicas, através de por exemplo Mupi Digital, surgem também novas potencialidades criativas. Por exemplo, a possibilidade de interacção é um factor inovador que se tem vindo a revelar bastante cativante. Os novos media permitem conexões imediatas entre um anúncio e os instrumentos tecnológicos do espectador através de aplicações, redes sociais, etc.

Boa relação preço dooh/alcance do cliente

Esta prática revela-se bastante moldável às necessidades comerciais das empresas, potencializando o alcance ao público-alvo específico de cada produto. Sendo um método que pode ser usado em suportes distintos, sendo adaptável a contextos mais reduzidos (como o interior de uma loja específica que venda produtos de acordo com o produto que está a ser publicitado) ou a contextos mais abrangentes, usando como suporte autocarros citadinos ou gigantes ecrãs nas principais praças. A reflexão sobre o local onde colocar o anúncio torna-se uma questão fulcral na funcionalidade da publicidade. É um método de chegar mais directamente ao seu público e também um meio mais económico do que as opções tradicionais, que muitas vezes se revelam incapazes de cativar o consumidor.

Este tipo de anúncio tem vindo a crescer pela sua adaptação ao mercado e ao seu público. Não só é útil para um foco direccionado, como também se revela vantajoso para alcançar grandes massas. A relação eficácia – investimento económico tem demonstrado como esta vertente publicitária, aliada a uma boa dose de criatividade, pode ser uma forma muito inteligente de promover um produto.


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