O Digital Signage, também conhecido como Sinalética Digital, é um canal de comunicação que tem sido cada vez mais explorado em diferentes espaços físicos, como lojas, empresas e eventos. Embora seja comum a sua utilização para comunicar informações básicas e expôr os consumidores a campanhas publicitárias, existem formas inovadoras de aproveitar o potencial do Digital Signage. Neste artigo, exploramos 3 formas inovadoras de usar o Digital Signage em 2024.
Grandes Marcas, Grandes Campanhas
Marcas de grande porte, como a Adidas e a McDonald’s, têm explorado o potencial do Digital Signage de forma inovadora. A Adidas, por exemplo, criou uma campanha com a qual as pessoas podiam interagir através dos conteúdos exibidos em ecrãs nas ruas de Tokyo, bastando fazer o download de uma app que permitia interagir com uma bola de futebol presente no vídeo da campanha. Já a McDonald’s criou uma campanha, em Londres, em que utilizou ecrãs gigantes em Piccadilly Circus para exibir conteúdo interativo, envolvendo os transeuntes.
A sua marca não é grande como estas duas de que falámos? Não se preocupe! O Digital Signage permite implementar estratégias de conteúdos para marcas grandes…e para grandes marcas, como a sua!
Entreter o Consumidor com Digital Signage
Uma das funcionalidades mais interessantes do Digital Signage é o entretenimento. Esta ferramenta pode ser usada para comunicar e envolver o Cliente, enquanto ele espera numa fila de pagamento, por exemplo. Uma forma inovadora de usar o Digital Signage para entreter é a associação com jogos de computador: Imagine criar um ecrã com jogos interativos para as crianças que acompanham os pais durante as compras. O jogo pode ser simples – como o Jogo do Galo – e essa interação divertida pode proporcionar uma experiência mais agradável e envolvente para o público – tanto as crianças como os pais agradecem o entretenimento.
QR Code como Ferramenta de Comunicação
Em 2024, o QR code – código visual que é lido pela câmara do seu smartphone e ativa uma ação ou aplicação digital – continua a ser uma ferramenta relevante para fazer a ponte de comunicação entre os espaços físicos e os digitais. Além de fornecer informações básicas como a localização, mostrar menus em restaurantes ou aceder a páginas especiais do website da marca, o seu uso pode ser ampliado, quando combinado com outras tecnologias. Por exemplo, um QR code pode ser associado a outros softwares ou aplicações, para criar estratégias de comunicação inteligentes que partam dos espaços físicos. Essa abordagem permite fornecer informações personalizadas e interativas aos clientes, agregando valor à experiência. Além destes exemplos, os QR codes são muito úteis para recolher – de forma consentida, de acordo com o Regulamento Geral da Protecção de Dados (RGPD ) – dados dos consumidores, ao entrarem em passatempos nos espaços físicos ou digitais.
O Futuro do Digital Signage em 2024
Em 2024, o Digital Signage continuará a evoluir e oferecer oportunidades inovadoras para a comunicação e envolvimento do público. Esperamos ver ainda mais integração com tecnologias avançadas, como realidade aumentada e inteligência artificial. Além disso, a personalização e a interatividade serão fundamentais para criar experiências memoráveis e significativas para os consumidores.
À medida que 2024 progride, é importante explorar novas possibilidades e estar aberto a experimentar abordagens inovadoras com o Digital Signage. Ao fazer isso, as marcas podem destacar-se e criar conexões duradouras com seu público, proporcionando experiências únicas e envolventes.